15 fevereiro 2010

Internet Bloqueada - Não sou só eu que penso assim...

Como é feriado de carnaval, eu estou em casa, e aqui eu tenho acesso aos meus feeds, e-mails e afins. Achei uma reportagem no iMasters falando exatamente sobre isso.

Logo ao começar a ler a matéria, vemos um link para uma entrevista dada por Felipe Matos, diretor de TI do Instituto Inovação, aceleradora de negócios em tecnologia.

É claro que a empresa só pode dar esse tipo de liberdade quando confia em uma equipe motivada e qualificada. É mais fácil bloquear o acesso a redes do que respeitar, confiar, conscientizar e motivar as pessoas.” [Empresas e Redes Sociais - Liberar ou Não, Eis a questão]

Vocês lembram do que eu disse sobre motivação?

Com o monitoramento dos sites visitados, previamente informado aos funcionários, Borges explica que garante o controle do tráfego, sem invadir a privacidade dos colaboradores: “Não nos atemos às mensagens trocadas, mas aos sites trafegados e às palavras usadas nos serviços de buscas, para possíveis advertências quanto ao uso indevido”, diz.

Paulo Adriano Borges, coordenador do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Lembrem-se que qualquer espécie de monitoramento de acesso à rede por parte das empresas, sem a devida comunicação de forma oficial aos seus funcionários, caracteriza invasão de privacidade, o que é crime.

Eu também já havia falado que, por muitas vezes, pessoas saem das empresas por insatisfação, e o bloqueio à internet é muitas vezes um dos motivos pelos quais isso ocorre. E o Felipe Matos disse exatamente a mesma coisa:

Empresas com essa visão estão dizendo deliberadamente a seus funcionários que não acreditam neles. Se a sua empresa bloqueia a sua internet, ela acha que você é irresponsável e incapaz. Tem certeza que é nela que você quer trabalhar?

(...) Tratar os colaboradores com respeito e confiança, estimulando sua autonomia e motivando-os é o que empresas alinhadas com a Era do Conhecimento devem fazer. E funcionários respeitados, motivados e em um ambiente saudável, respondem com produtividade e maior qualidade dos resultados do trabalho.

E depois de tudo isso, eu ainda me pergunto em que século vivem os gestores do "outro lado da força"...

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

14 fevereiro 2010

[PEI] Enterra ou deixa apodrecer?

Piada Extremamente Infame:

O filhotinho chamado NaBunda era novinho demais, não sabia nadar! Acabou morrendo... E como o cão era da família, você precisa dar um jeito no seu corpo. E ai, você enterra NaBunda ou deixa NaBunda apodrecer?




Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.