"Yo no puedo dejar a la inseguridad vencer a la pasion!
Es un rio de amor sin fin que desama dentro de mi.
Desejo insasiable, pasion incontrolable..."
Inseguridad - Alexandre Pires
Insegurança. Na grande maioria das vezes, a paixão está atrelada a ela. Quando estamos apaixonados, vêmos no objeto da paixão um ser perfeito que atende a todas as nossas necessidades momentâneas, uma esperança de um futuro bom que nos entorpece por algum tempo. E nesse meio tempo, defeitos aparecem, peculiaridades da personalidade de cada um se afloram, até que o ser perfeito de outrora é apenas um ser...
O medo de que esse "ser perfeito" se desfaça é o que na maioria das vezes desencadeia uma série de cobranças, o ciúme, e todas as demais coisas que, invariavelmente, deterioram qualquer tentativa de relacionamento amoroso. Talvez tão ruim ou pior é o medo de errar, porque tolhe qualquer tentativa de espontaneidade, e acaba por aprisionar as emoções dentro de nós mesmos. Tanto medo de perder e/ou errar se traduz em medo de ser feliz, pelo medo de que tal felicidade se perca, da dor que essa perda eventualmente traria, da frustração e decepção eventualmente atreladas a tal perda.
"Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure", ja dizia Vinicius de Moraes, em seu Soneto da Felicidade. Deixar-se ser feliz nos ajuda a reconhecer o que de bom o(a) nosso(a) companheiro(a) faz por nós, ao invés de nos concentrarmos em erros, defeitos e incompatibilidades, que com certeza agridem a auto-estima de qualquer um. O importante é viver intensamente qualquer felicidade responsável que nos apareça pela frente, independente do quão breve ou de quanto sofrimento ela venha acompanhada.
Veja Também:
Roteiro para ser feliz no amor - Flávio Gikovate
15 agosto 2008

0 comments:
Postar um comentário
Regras são chatas, mas...
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
Assinar:
Postar comentários (Atom)