Quem me conhece sabe que eu sou um cara completamente distraído. Pessoas conhecidas passam do meu lado e eu sequer as vejo, que dirá lojas, praças e afins... Entretanto, outro dia eu passei com alguns amigos pelo bairro de Santo Antônio, ali entre o Barbalho e o Pelourinho, e acabei encontrando este restaurante.
O próprio nome do restaurante já é algo bem diferente do que encontramos por aí. Originalíssimo. Achei que o restaurante fosse algo novo, pois ainda haviam ambientes em fase de construção, mas depois de pesquisar um pouco, encontrei até matéria do Jornal da Metrópole, que cito mais abaixo. Conversamos com os funcionários do restaurante, que nos mostraram todo o restaurante, de maneira muito gentil (vide fotos no final do post). E até o bom gosto da música ambiente daquele momento (imaginem só: Chico Buarque de Holanda!) combinava com a decoração.
Só não podemos ficar muito tempo no restuarante porque era dia das mães, e eu ainda não havia posto os pés em casa. Mas nem a rápida visita tirou de mim a sensação de querer voltar lá com mais calma, à noite, para curtir o ambiente, o serviço e a comida.
 |
Rua dos Adobes, nº 12, Santo Antônio. Tel.: (71) 9929-9350 / 8763-6423 |
 |
Fachada do D'Venetta - Quem suspeitaria? |
Jornal da Metrópole, 16 de Abril de 2010
Rústico e Sofisticado - Restaurante D’Venetta prima pela simplicidade
NO BAIRRO do Santo Antônio, há uma casa bem antiga e decorada com azulejos azuis na fachada. Com esta descrição, torna-se até fácil confundir o local com tantas outras casas do histórico bairro. Porém, ao subir as escadas e saber que se trata de um bar e restaurante, não é difícil perceber que de comum o local não tem nada.
A casa antiga em questão é o bar e restaurante D’Venetta, que tem, como parte da decoração, diversos objetos antigos. Dentre os mais inusitados estão as mesas – suportes de máquinas de costura de época – e até mesmo ferro de passar roupa. Aberto de quarta a sábado, a partir das 18h, e domingo, das 11h às 18h, os pratos mais pedidos são a maniçoba, que custa R$ 20, e o arrumadinho de bacalhau, que custa R$ 23 e é o carro-chefe da casa. Ambos os pratos servem duas a três pessoas.
Quando entramos por aquela porta, vemos uma decoração digna de um designer de interiores profissional. E se os proprietários do restaurante não o são, isso é a prova de que talento nato faz sim muita diferença.
Demais fotos do Restaurante D'Venetta
Rua dos Adobes, nº 12, Santo Antônio. Tel.: (71) 9929-9350 / 8763-6423