07 dezembro 2007

Projeto Final de Curso - Parte I

Seis meses cansativos, é verdade, mas os últimos 2 meses foram intensamente produtivos. Teriam que ser, ou eu não me formaria esse ano. Uma mudança de enfoque no trabalho me deu o gás e a motivação que eu precisava para encarar algumas noites bem longas escrevendo a monografia, que, como previu meu orientador, ficou bem enxuta (menos de 40 páginas de texto escrito) e densa (muitas definições matemáticas - teoria dos grafos e geometria computacional). O meu orientador viajaria 4 dias antes do início das apresentações, e eu teria que entregar a minha monografia 5 dias antes do prazo. Ainda bem que ele me conseguiu alguns dias a mais, porque eu só consegui "terminar" de escrever hoje. Latex ajuda um bocado... Escrever algoritmos, fórmulas matemáticas e outras coisas chatinhas não seria tão fácil e rápido, principalmente gerenciar citações, índices e referências. Correria, correria... Alguma reuniões curtas, uma vez na semana, e o trabalho ia se delineando. Pesquisa acadêmica sempre tem seus encalços, como achar boas referências, discutir questões chave, etc. E é melhor ainda quando os seus resultados são realmente úteis pra alguém, que se mostra satisfeito com o seu trabalho. Ter algo em que se concentrar é um bom remédio pra algumas outras decepções da vida (seja pessoal, profissional ou amorosa). Enfim, depois de árduas 3 semanas, a monografia foi impressa e entregue aos professores da banca. Agora é estudar e me preparar pra apresentá-la, porque tem gente interessada nos resultados desses últimos seis meses de trabalho... Não gaguejar tanto, não ficar tão nervoso, aparentar segurança... Missão quase impossível. Veja Também: Tutoriais sobre Latex Tex-BR - Wiki dos usuários de Latex Tutorial Latex - Um tutorial em PDF bem completo Referências e citações Bibtex Citeseer - Scientific Literature Digital Library ACM - Association for Computing Machinery
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;