20 março 2010

Quase Deuses - A história de Vivien Theodore Thomas

Quando eu passei no teste de seleção do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (antigo CEFET-BA, agora Instituto Federal da Bahia (IFBA)), muita gente dizia que eu não conseguiria. Diziam que a minha educação era rígida demais, que eu ficava preso demais... Às vezes até eu mesmo concordava com isso...

Quando eu passei (sem sistema de cotas para afrodescendentes) no curso de Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), também disseram que eu não iria conseguir. Que se manter na UFBA era mais difícil do que entrar nela, e realmente, assim foi. Sem tempo para trabalhar, devido às aulas serem em turnos diferentes, às vezes eu levava marmita, e comia escondido em salas vazias da universidade, com vergonha dos colegas.

Eu me lembro muito bem do dia da minha formatura... Todos os meus colegas de formatura (sem exceção), usavam calças e sapatos sociais por baixo da beca. Eu? Calças jeans e um sapato surrado que eu usava há 7 meses, mais ou menos. Lembro que apenas Helder e eu podiam ser considerados negros naquela cerimônia. Lembro da alegria do pai de Helder, comemorando a formatura do filho... Lembro que minha mãe comemorou a minha formatura, subindo naquele palco, de forma tão ou mais veemente quanto o pai de Helder. Lembro que nos abraçamos ao som de I believe I can fly, às lágrimas, diante dos professores, dos colegas de formatura, dos amigos e parentes.

Podem ser conquistas pequenas, muitas vezes sem valor algum para quem ainda se mantém na academia, fazendo mestrado, doutorado, e afins. Mas são dessas pequenas conquistas que eu me lembro, quando assisto a filmes como À Procura da Felicidade, co Will Smith como ator principal, e agora pela manhã, Quase Deuses (Something the Lord Made), com o ator Mos Def.


Não sei se eu já te disse isso antes, mas...
Eu amo vocês, mãe, pai, irmão, tio...

Leia também:
Vivien Theodore Thomas - Wikipedia

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;