03 julho 2014

Chegando a hora do financiamento habitacional


Agora que você já visitou todos os stands, já escolheu o bairro, já viu todos os custos/benefícios, as obras do condomínio não estão atrasadas, e você já recebeu uma notificação da construtora informando sobre a proximidade do habite-se, provavelmente você deve estar se perguntando: e agora?

Se possível, não faça qualquer outro financiamento/empréstimo antes de concluir a assinatura do contrato.

Muita gente não sabe, mas os bancos só aceitam fazer um financiamento/empréstimo se a parcela referente ao pagamento não comprometer nada acima de 30% do seu salário bruto. A Caixa Econômica Federal (banco onde a maioria das pessoas faz o financiamento habitacional) realiza uma pesquisa minuciosa para estipular o seu "poder de crédito" (a chamada margem consignável). Para isso, ela investiga junto ao Banco Central se você já possui outros financiamentos/empréstimos abertos em seu nome. No caso de empréstimos consignados, o valor da parcela que se paga vem explicitamente discriminado no seu contra-cheque (holerite).

Pergunte à construtora se é possível financiar o seu imóvel na agência da sua escolha

Alguns empreendimentos vinculam o financiamento de suas unidades à bancos e agências específicas. Isso  em muitos casos atrasa/inviabiliza a abertura de financiamentos na agência que fica do lado da sua casa/trabalho. Tais documentos incluem o tão falado habite-se, laudos de vistoria feitos pelo banco

Taxas durante a contratação do financiamento

Se você não perguntar, é óbvio que eles não vão lhe informar: há uma série de custos inclusos na contratação de um financiamento, entre eles:

  • Taxa de aprovação de crédito: uma taxa, normalmente inferior a R$50,00, que os bancos cobram para aprovar o seu crédito. Nessa taxa devem estar inclusas pesquisas cadastrais, dentre outras operações. Normalmente eles pedem documentos como RG (carteira de identidade), CPF, os três últimos contracheques e a última declaração e recibo de imposto de renda (no caso de utilização dos recursos do FGTS).
  • ITIV (Imposto sobre Transmissão InterVivos): é calculado pela prefeitura da cidade onde o imóvel se localiza.
  • Custas Cartorárias: Todo o custo que envolve a transferência do imóvel para o seu nome
No final das contas, as taxas pagas somarão o montante aproximado de 1% do valor a financiar. Esteja preparado.

Veja Também:
Comprando o seu primeiro apartamento


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
1 Comentários

1 comments:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;