21 julho 2011

Professor de primeira viagem

Situação aperta, uma série de problemas acontecem, e do nada aparece a chance de ministrar um curso, com tudo (ou grande parte) do que você acabou estudando por conta própria. Claro que os dividendos agradam, mas a experiência de algo totalmente diferente daquela exposição da sua monografia, ou daquela palestra de apresentação de um trabalho na faculdade contam bastante

Eu, que nunca havia ministrado aulas na vida, corro para fazer um plano de aulas, ementa, plano de curso, ou qualquer coisa parecida. Feito, enviei aos interessados, junto com algo que eu pensei (ou quis que fosse) um cronograma de aulas, dividindo o tal plano de curso em dias (10, ao todo). Depois de algum tempo, a tal proposta foi aprovada, e então, outra correria começou.


Como eu iria explicar na teoria, muitas das coisas que eu só aprendi na prática? Só me restou recorrer à documentação das ferramentas que seriam o foco das aulas. Separar o que é relevante, e o que deve ser fruto de uma pesquisa "extra-classe",  coisa que havia sido feita a grosso modo quando elaborei a proposta. Pensar na didática, pensar nos exemplos, construir os slides, construir os exemplos, testá-los (conforme o tempo permitisse).

Primeiro dia de aula, e pessoas tão ou mais jovens quanto você, outras nem tanto, aguardando para assimilar aquilo a que eu me propuz a ensinar. As pernas tremeram... Sem graça estava, e sem graça eu comecei a dar a tal aula. Tentar controlar a gagueira, tentar pensar rápido numa segunda maneira de explicar as coisas quando a primeira não tem tanta força, ter jogo de cintura quando aqueles tais exemplos não testados realmente não funcionam, ou quando acaba-se fazendo alguma confusão com os conceitos. Ainda tem a preocupação em tentar extrair o nível de entendimento da turma em relação à sua didática, à sua maneira de ensinar.

Complicado... Não tanto quanto o fato de ser frequentemente chamado de "professor", e o receio de encontrar um aluno tão chato quanto eu já fui um dia. Essa tem sido a minha experiência nessa primeira etapa, que termina amanhã. Vou ter um tempo para repensar e encarar a segunda e última etapa, tentar ajustar falhas e melhorar alguns pontos, para tirar o máxmo que eu puder dessa oportunidade.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;