23 maio 2008

O quão bem preparado você está?

Essa foi a pergunta que eu tenho me feito nos últimos dois meses. Depois de ter experimentado a catarse por um bom tempo, cairam sobre mim as responsabilidades pelas quais eu já estava esperando (e temendo) faz um bom tempo. E por mais que eu estivesse prevendo que seria difícil, bem, foi mais dificil do que eu pensava... Pressão, cobranças, dúvidas, receios... Acreditem, faculdade não é nada comparado a isso. Não é apenas mais um clichê barato de comunista frustrado aquela velha frase que diz que o mercado de trabalho é cruel. Além de ter um bom currículo profissional, de ser versátil, de ter eficiência e eficácia (duas coisas que não deveriam andar separadas), todo bom profissional deve (ou deveria) ter um QE (mais conhecido como inteligência emocional) elevadíssimo... Imagine ter que lhe dar com prazos, decisões de última hora, montantes e montantes de trabalho, além da falta de experiência (estamos falando de um recém-formado), sem falar no clima tenso que é gerado no ambiente de trabalho, em função de todas essas coisas. É de se considerar normal que qualquer um se desespere numa situação como essas, não é? Mas essa é a questão: desespero coloca todos os seus problemas no triturador de papéis? Pense que só serão atribuídas a você as culpas que realmente lhe forem cabíveis, por mais que seus superiores ou colegas de trabalho tentem lhe puxar o tapete. Seja capaz de apresentar os fatos como eles realmente são, sem distorcer coisa alguma, porque no final das contas, vc vai ter a certeza de que jogou limpo. Na pior das hipóteses, você vai sair dessa experiência bem mais maduro profissionalmente do que quando entrou, e isso já é um ganho enorme... Veja Também: Wikipedia - Inteligencia Emocional UOL - Como usar as emoções a nosso favor
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;