23 maio 2011

[Você SA] Vale a pena ser PJ?

Volta e meia alguém me chama no msn/gtalk/facebook pra perguuntar porque eu ainda não virei PJ (Pessoa Jurídica) e não me mandei pro sudeste do país. Entre outras coisas, proximidade da família e justamente o fato de virar PJ são os fatores que mais pesam pra me manter aqui, em Salvador/BA

Enquanto vadiava na internet durante a aula de Automação de Testes da Pós Graduação (sim, eu sei, eu deveria estar assistindo à aula neste exato momento), eu acabei encontrando esta matéria da Você SA falando justamente sobre esta questão fundamental: Vale a pena ser PJ?
Eis um dos pontos que me chamou a atenção nesse artigo:


Abrir ou não sua empresa

Uma das primeiras decisões a tomar é a de abrir ou não uma empresa. Quem abre deve contratar um contador e pagar algo em torno de um salário mínimo por mês para ele zelar pelo preenchimento correto de formulários, providenciar a declaração de IR da companhia e fornecer as informações para a sua declaração como pessoa física. Quem prefere não abrir empresa pode dar Recibos de Pagamento a Autônomos (RPAs), emitidos para cada serviço prestado, para quem contratar seus serviços. É preciso ter cadastramento na prefeitura e na Previdência Social.
[Você SA - Vale a pena ser PJ? - 11/03/2009]

Decidi compartilhar aqui, pois foi a matéria mais completa que eu encontrei. Quem sabe mais algum maluco tenha as mesmas dúvidas que eu tenho?

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;