10 agosto 2007

Network Simulator com tcl/tk 8.5a6

Eu precisava instalar o Network Simulator (NS) no meu Debian lenny. Entre muitas dificuldades, estavam o fato de não conseguir compilar com a tcl/tk 8.5a6 (versão mais nova até agora) instalada no meu micro. Não ia me desfazer delas, até mesmo porque eu gosto do anti aliasing no meu aMSN 0.97b. Pois bem, vejamos como eu resolvi isso: Primeiro, baixar tudo o que se precisa para o diretório /usr/src:
cd /usr/src
wget ftp://ftp.tcl.tk/pub/tcl/tcl8_5/tcl8.5a6-src.tar.gz
wget ftp://ftp.tcl.tk/pub/tcl/tcl8_5/tk8.5a6-src.tar.gz
wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/otcl-tclcl/otcl-src-1.13.tar.gz
wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/otcl-tclcl/tclcl-src-1.19.tar.gz
Depois disso, o primeiro passo é compilar o tcl 8.5a6 . Aproveitemos pra compilar isso já nos moldes do uso com o amsn, pra deixar todo mundo feliz...
aptitude install make gcc libc6-dev
cd /usr/src
tar zxvf tcl8.5a6-src.tar.gz
cd /usr/src/tcl8.5a6/unix
./configure --prefix=/usr
make
make install
Depois disso, temos que compilar a tk 8.5a6 com os cabeçalhos (.h) da tcl 8.5a6, senão a gente não consegue compilar a otcl.
aptitude install libx11-dev libxft-dev
cd /usr/src
tar zxvf tk8.5a6-src.tar.gz
cd /usr/src/tk8.5a6/unix
./configure --includedir=/usr/src/tcl8.5a6/generic/ --enable-xft
make
make install

Agora, pra terminar a compatibilidade com o meu amsn, eu desinstalei e reinstalei a tcltls. Ela pede a tcl8.3, mas isso não é problema. Já existe pacote debian para a tcltls 1.5, é só instalar via aptitude. Mas caso vc não consiga, instale manualmente:
aptitude install libssl-dev
cd /usr/src
wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/tls/tls1.5.0-src.tar.gz
tar zxvf tls1.5.0-src.tar.gz
cd tls1.5
./configure --with-ssl-dir=/usr
make
make install
Feito isso, a gente agora descompacta e compila a otcl. É importante que ela fique instalada em /usr/lib, e não em /usr/local/lib como por default. O NS verifica a existencia dessa biblioteca em /usr/lib, e não consegui fazê-lo olhar em outro lugar.
cd /usr/src
tar zxvf otcl-src-1.13.tar.gz
cd otcl-1.13
./configure --prefix=/usr
make
make install
Agora, a gente compila a tclCL, nos mesmos moldes
cd /usr/src
tar zxvf tclcl-src-1.19.tar.gz
cd tclcl-1.19
./configure --prefix=/usr
make
make install
E o último passo de compilação: o código fonte do ns-2
cd /usr/src
tar zxvf ns-src-2.31.tar.gz
cd ns-2.31
./configure --prefix=/usr
make
Após a copilação, é preciso se verificar se tudo foi construido corretamente. É só executar esse script, que se encontra na pasta do ns:
./validate
Depois disso, acho que o ns vai estar instalado perfeitamente.
Comentários
3 Comentários

3 comments:

Ivandro Conradi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivandro Conradi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivandro Conradi disse...

Opa Leandro... Parabéns! Muito bom.

Pena que eu aqui não obtive sucesso... não consegui compilar o otcl-src-1.13.tar.gz

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;