20 julho 2009

[Debian] AC'97 Audio Controler - Sem Som

Faz 4 dias que eu estou tentando instalar o debian no meu pc com audio funcionando. E confesso que só optei por uma distribuição linux porque é o único modo de baixar algum download pesado sem o meu modem resetar...

A principio, meu driver de som não funcionava. Não sabia como fazer funcionar, até que eu resolvo por a mão na massa.

root@leandro-pc:/home/sfohart# lspci -v | grep Audio
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. 
VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
        Subsystem: Giga-byte Technology GA-7VAX Onboard Audio (Realtek ALC650)
        Kernel driver in use: VIA 82xx Audio


Todo mundo falava para executar o alsaconf, comando do pacote alsa-utils. Mas acontece que a versão que eu estava (sim, eu disse estava utilizando era a alsa-utils-1.0.20, cujo comando foi extinto. Não lembro se essa era a versão padrão do cd do BrDesktop que eu baixei, ou se no meio dos aptitude dist-upgrade essa versão foi atualizada.

Até que eu resolvo reinstalar do zero ontem à noite, e instalar alguns pacotes somente hoje. Mudo meu sources.list para a lista abaixo:

deb http://linorg.usp.br/debian/ lenny main non-free contrib
deb-src http://linorg.usp.br/debian/ lenny main non-free contrib

deb http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free

deb http://volatile.debian.org/debian-volatile lenny/volatile main contrib non-free
deb-src http://volatile.debian.org/debian-volatile lenny/volatile main contrib non-free

deb ftp://ftp.debian-multimedia.org lenny main contrib non-free

E instalo os pacotes do alsa
aptitude install alsa-base alsa-utils alsa-tools

Pra minha surpresa, o alsaconf estava funcionando. Rodei-o e pronto, audio funcionando pro kernel 2.6.26-2-686. Mas peraeh, que versão do alsa-utils eu estou utilizando?

root@leandro-pc:/home/sfohart# dpkg -l alsa-utils
Desejado=U=Desconhecido/Instalar/Remover/exPurgar/H=Reter
| Estado=Não/Inst/arqs-Cfg/U=Descomp/Falhou-cfg/H=semi-inst/W=trig-adiado/Trig-pend
|/ Erro?=(nenhum)/H=Ret/precisa-Reinst/X=ambos-problemas (Est,Err: maiúsculas=ruim)
||/ Nome            Versão          Descrição
+++-===============-===============-===========================
ii  alsa-utils      1.0.16-2        ALSA utilities


Então, se alguém tiver o mesmo problema que eu, usando o mesmo kernel, tenta um downgrade do alsa pra ver se resolve...

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;