23 janeiro 2010

Java Utilities - Metadados de Banco de Dados via JDBC

Eu acho que se não fosse por isso e isso, eu já teria descoberto essa faceta do java há mais tempo :)

Pois bem, às vezes surgem necessidades incomuns em nosso ambiente de trabalho, como, por exemplo, comparar bases de dados. Sim, isso mesmo. Supondo que ambas as bases foram criadas com o mesmo padrão de nomenclatura, isso até que pode ser útil às vezes: saber quais tabelas foram mortas e quais foram inseridas, saber quais campos existem em determinadas tabelas de uma base e não existem na mesma tabela em outra base, etc.

Eu, a principio, iria fazer uma query sql para trazer os metadados que eu precisava (já que a base em que eu estava eram um postgresql), mas quando finalmente me liberaram o acesso à net para pesquisa, eu descobri mais uma vez que o GUJ rula!

Existe uma classe do Java 6 chamada DatabaseMetadata, muito útil nesses casos. Com ela, é possível listar todos os catálogos, schema's, tabelas e colunas de todas as tabelas de uma base de dados de forma extremamente simples.

Por isso, achei que valia a pena escrever um post só pra guardar essa nota ;)

P.S.: To falando que a net é útil para os profissionais de TI...
P.P.S: To falando que um cara motivado produz bem mais e bem mais rápido...

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;