07 abril 2009

Franqueza x Sinceridade

E mais uma vez eu paro, e começo a pensar. Em quase todo o lugar em que se procura, vê-se franqueza e sinceridade como duas coisas sinônimas. Inclusive no próprio dicionário.

Sinceridade: s.f. Qualidade daquilo que é sincero; franqueza, lisura de caráter: a sinceridade é uma virtude preciosa. / Palavras, propósitos sinceros: perdoe a minha sinceridade. [Dicionário Aurélio]

Franqueza: s.f. Qualidade daquele que é franco; sinceridade. / Isenção. [Dicionário Aurélio]

Aí eu vou até o dicionário, novamente, e procuro o significado, segundo ele, de verdade:

Verdade: s.f. Identidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, autenticidade: verdade histórica. / O que é certo, verdadeiro: quer saber a verdade. / Princípio certo, constante; axioma: verdade matemática. / Boa-fé; sinceridade: falar com verdade. / Bs-art. Expressão fiel da natureza: retrato de grande verdade. // &151; loc. adv. Em verdade ou na verdade, certamente, seguramente, decerto. [Dicionário Aurélio]

E mais uma vez, eu ouço esse conjunto de palavras. Estranho, porque eu sempre me questionei qual significado as pessoas tinham para si mesmas em relação a elas. Até o significado de verdade é deturpado, pois se baseia no conceito de realidade, que para uns é de uma forma, e para outros, de outra... Será que alguém é 100% isento de qualquer coisa que seja?

E aqui, de novo, eu volto a ler o que Pedro Jansen, da Revista Papo de Homem, escreveu qualquer dia desses:

Ninguém está pronto para a verdade. [Gato, água fria, verdade e covardia]

Eu completaria: Talvez nem para ouví-la, talvez nem para dizê-la...

A definição de sinceridade, que mais se aproxima daquela que eu considero factível, é aquela que eu acabei achando no google com a query "define:sinceridade"

Sinceridade: É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho. [Oliveira, Romelia Dolores Menezes de. Vocabulário para Netos.]

Para aqueles que me conhecem tão a fundo quando eu me permito, do meu modo intenso e entregue de ser, sabem que esta é a minha forma de ver as coisas. E deste pequeno fragmento de texto bem escrito, tirado sabe-se lá de universo paralelo, é que eu continuo acreditando que vale à pena escolher as palavras, não se deixar levar pelo calor da raiva e da mágoa...

Assim, você não deixa de ser sincero, e continua em paz com a sua própria consciência. Não por ter deixado de falar qualquer coisa que seja, mas sim por fazê-lo, da melhor forma que encontrar...
Comentários
0 Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;