11 junho 2006

Crenças

Bem, ao longo da minha experiência de vida, assumi para mim que uma religião não é algo necessário, pelo menos para mim. Assumi também, quatro filosofias de vida, que me orientam, com algum sucesso, como ser, pensar e agir. Bem, como estamos aqui para falar de mim, aí vão elas:

Duas delas são conhecidas de todos os católicos, afinal de contas, são o resumo feito pelo próprio Jesus Cristo dos 10 mandamentos:

  • "Amar a Deus sobre todas as coisas"
  • "Amar ao próximo como a si mesmo"
As outras duas são pensamentos, a primeira de um filósofo da Idade Média, cujo nome não me recordo, e a outra é minha, elaborada durante uma conversa com um amigo, Geison Morais, durante um reveillon na Ilha de Itaparica :
  • "Nós, seres humanos, necessitamos de um objetivo na vida; ao contrário do que todos pensam, o mais valioso de todo o processo não é a conquista desse objetivo, mas sim o caminho que se percorre até que esse objetivo seja conquistado"
  • "Nada fica sem resposta"
Quando eu digo que sou prestativo, compreensivo, entre outras coisas, me baseio nas duas primeiras. Quando eu digo que sou frio quando necessário, me baseio nas duas últimas. Tenho pensado seriamente no que se refere ao que as pessoas acham de "aceitar Deus no coração". Vim num ônibus, de volta de um longo dia na UFBA, quando o cobrador do ônibus, evangélico por sinal, disse entre outras palavras:
  • "É fácil levantar a mão durante um culto religioso para dizer que aceitou Jesus Cristo no coração. O difícil é seguir a doutrina dele. Errar é humano, permanecer no erro é um pecado gravíssimo. É errado justificar o erro com a imperfeição humana. Deus quer que nós, mesmo que a duras penas, tentemos permanecer no caminho que Ele disse ser o certo. Fazer de tudo para não recair no erro é o lema"
Palavras estas que assumi para mim como a quinta filosofia de vida, e venho tentando me adaptar a ela. Sei que é difícil, aliás, nada na vida é fácil...
Comentários
1 Comentários

1 comments:

Unknown disse...

Esqueci de colocar mais dois pensamentos encarnados recentemente, extraídos de leituras técnicas. Talvez ninguém as ache por aí, depois eu edito isso e coloco de que livro eu tirei...

Edsger W. Dijkstra
"Make a conscious effort to learn as much as possible from your previous experiences"

"Faça um esforço consciente para aprender tanto quanto possível das suas experiências anteriores"

Alan L. Tharp
"Don't be limited in your mind"
"Não seja limitado em sua mente"

Postar um comentário

Regras são chatas, mas...

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;